segunda-feira, 7 de abril de 2008

O Sorriso de Monalisa - O enredo...

Uma das alunas, Betty, escreve editoriais para o jornal da escola e com ele ataca tudo que contradiz as regras vigentes. Sua primeira vítima é a enfermeira Amanda por dar pílulas anticoncepcionais para as alunas.
Katherine será também alvo de suas críticas, em função das quais será demitida, ao final. O esforço de Katherine para gerar um pensamento e uma ação independente naquelas garotas acaba sensibilizando uma das alunas, Joan Brandwyn, que irá buscar sua formação em Direito na Yale Law School mesmo no final, embora aceita, ela desista porque o noivo entrou em outra faculdade e ela não poderá ficar longe do lar, após se casar.
O enredo ganha um toque desafiador quando Katherine recebe a visita do namorado que havia deixado na Califórnia e que a pede em casamento, deixando-a desconfortável. Depois ela inicia um relacionamento com um dos professores da escola, Dominic West, que ensina italiano e sua história é de um herói da guerra. No entanto, Katherine descobrirá que isso não era verdade e tomará conhecimento de seus relacionamentos com as alunas, especialmente com Giselle, uma estudante liberal e que a admira, levando-a a abandonar o relacionamento.
A história pretende justapor a perspectiva do casamento à perspectiva de uma formação para a cultura e para o próprio desenvolvimento, embora não se defina de maneira assertiva em nenhuma direção.
Durante o enredo, desenvolvem-se os “pares” românticos, há um casamento, há dores de amor, há desilusão, ou seja, tudo aquilo que envolve o velho conceito do amor entre um homem e uma mulher, quando mediados pela cerimônia do casamento e suas premissas. Estes romances, os pedidos de casamento, os desencontros amorosos, funcionam como contraponto ao empenho de Katherine em criar outros pontos de interesse para as garotas, como seres humanos que são, e não como eternas “noivas ou esposas”.

Nenhum comentário: