segunda-feira, 7 de abril de 2008

O Sorriso de Monalisa - Sinopse 1

Filme norte-americano feito em 2003, com a duração de 117 minutos, recria a atmosfera e os costumes do início da década de 50.
Conta a história de uma professora de arte que, educada na liberal Universidade Berkeley, na Califórnia, enfrenta uma escola feminina, tradicionalista – Wellesley College, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães.
No filme, a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas.
Julia Roberts, no filme, estimula as alunas a estudarem arte moderna, levando-as a um depósito em Boston para olharem um quadro de Jackson Pollock. Na realidade, porém, Wellesley foi uma das únicas instituições a permitir que as alunas estudassem arte moderna, começando com um curso de Arte moderna no final dos anos vinte, ministrado por Alfred Barr, Jr., que mais tarde fundou o Museu de Arte Moderna.
A professora – Katherine Watson - cruza os Estados Unidos de oeste a leste. Cruzará também o modelo conservador de comportamento feminino ali estabelecido ou sucumbirá ao sistema? O filme é criticado por aqueles que esperam uma postura mobilizadora de Katherine Watson, a professora intelectual, vinda do estilo boêmio de vida da Califórnia, para invadir o ambiente tradicionalista da costa leste. É elogiado pelos que admiram a artista principal – Julia Roberts – porque ela aparece muito bem, com uma performance tranqüila, expressiva, terna e cheia de elegância, e está acompanhada de um elenco primoroso.

Nenhum comentário: