segunda-feira, 5 de maio de 2008

08 de maio- 11ª AULA

PROJETO UTILIZANDO O POWER POINT


Vou terminar a explicação sobre o texto do Moran através de uma apresentação em Power Point que disponibilizei em nosso Grupo.

Vou também tirar as dúvidas com relação ao trabalho dos 6 passos e a apresentação do projeto.
A apresentação será avaliada de duas formas: pelo arquivo em Power Point e pela apresentação oral. Cada grupo terá 15 minutos e todos elementos do grupo devem apresentar.
O arquivo deve conter: slide inicial com apresentação do grupo, identificação do filme, público-alvo, objetivos a serem alcançados, conteúdos a serem trabalhados, recursos, procedimentos, formas de avaliação, referências (itens básicos de um plano de aula ;-)
Todas as imagens devem ser referenciadas, assim como o filme e os textos utilizados para o planejamento da aula, inclusive o do Moran.

Coloquei dois arquivos em nosso Grupo com orientações para as referências.
As apresentações dos grupos serão nos dias: 29 de maio e 05 de junho.


Vou aproveitar o final da aula para apresentar o aplicativo Power Point e seus recursos básicos.

Diário de aprendizagem no blog.

Tarefa:
Terminar a proposta de utilização de vídeo em aula segundo o texto do Moran.

A aula com a turma do 2ºA foi um pouco tensa, havia alguns alunos aflitos com a proximidade da avaliação e entrega dos trabalhos. Parecia que não tinham estado presentes em nossas últimas aulas, pois as dúvidas eram muitas :-(

Não pude revisar a explicação do texto do Moran, nem mostrar os recursos do Power Point, como pretendia,pois não deu tempo. Fiquei o tempo todo tirando dúvidas de atividades já há muito tempo solicitadas e explicadas.

Fiquei decepcionada ao saber que havia alunas que nem tinham lido o único texto trabalhado no semestre. Fiquei pensando em como poderiam ter realizado as atividades sem a leitura do texto... Falta de tempo, descaso? Não sei. :-(

Acredito que o feriado tenha contribuido um pouco para alguns alunos estarem perdidos, ou mesmo algumas faltas que tiveram, ou talvez estavam em aula, mas com o pensamento em outro lugar. Realmente fico aqui tentando ver o que está acontecendo.

As vezes também reflito sobre os motivos que levam alguns alunos a uma certa resistência em realizar várias atividades sobre um mesmo texto ou mesmo em refazer algumas atividades. Será que aquela velha visão do ensino tecnicista de que quantidade é melhor do que qualidade está prevalecendo?

Ainda bem que essa situação não acontece com a maioria dos alunos, que está acompanhando, participando, discutindo, produzindo... e principalmente, aprendendo!!

A aula com a turma do 2ºB foi atrapalhada pela conexão extremamente lenta da Internet. Mas, mesmo assim, tivemos uma aula tranquila, em que pude expllicar melhor o Projeto com o filme e os recursos do Power Point. Percebi que algumas alunas não dominavam os itens de um plano de aula, então expliquei melhor ;-)

Nenhum comentário: